Mestrado em Propriedades e Tecnologia de Polímeros

Objectivos do curso :
O MPTP foi criado com o objectivo de conferir conhecimentos técnico-científicos actualizados em Ciência e Engenharia de Polímeros aos profissionais da indústria dos plásticos e moldes, ou de outras indústrias envolvendo a selecção, utilização, processamento ou manipulação de materiais poliméricos. De igual modo, procura-se responder às necessidades de formação de professores do Ensino Secundário (das disciplinas de Física e de Química) para fazerem face às exigências dos novos programas das disciplinas que integram os Polímeros nos seus curricula.

Uma vez que os potenciais candidatos a este Mestrado são activos no mercado de trabalho, o curso foi organizado de forma a minimizar a presença física na Universidade do Minho . Prevê-se ainda a possibilidade de obtenção de equivalência à parte escolar através da acumulação progressiva de créditos por aprovação em Cursos de Formação Especializada de 2º Ciclo que podem ser realizados de forma compatível com a disponibilidade de tempo para estudo.

Durante o curso são transmitidos conhecimentos sobre propriedades, caracterização, processos produtivos e projecto com polímeros. Dependendo das Unidades Curriculares (UCs) seleccionadas, são expectáveis os seguintes resultados de aprendizagem:

•  Actualizar/complementar conhecimentos sobre propriedades de polímeros e processos produtivos
•  Analisar e modelar sistemas de Engenharia de Polímeros
•  Ensaiar e avaliar componentes e produtos
•  Utilizar, optimizar e desenvolver processos de transformação
•  Seleccionar e caracterizar materiais plásticos
•  Projectar e fabricar produtos em plástico
•  Utilizar ferramentas de cálculo científico
•  Integrar práticas de desenvolvimento sustentável e de preservação e recuperação ambientais no projecto e na produção de componentes em plástico
•  Desenvolver novos projectos industriais

Organização:
O Curso compreende uma parte escolar (três semestres) e a elaboração de uma tese (com início dos trabalhos no 3º semestre) sobre um tema específico (45 ECTS). Em cada semestre, o aluno pode realizar até 30 ECTS.

A parte escolar pode ser obtida através da aprovação em cinco UCs (cada uma com 15 ECTS) leccionadas pelo Departamento de Engenharia de Polímeros (escolhidas de um total de 7). A aprovação na parte escolar do Mestrado proporciona a obtenção de um diploma de Especialização em Propriedades e Tecnologia de Polímeros.

Alternativamente, a aprovação à parte escolar (por equivalência) pode ser obtida através da inscrição e aprovação em 5 Cursos de Formação Especializada , CFEs, cujo conteúdo é coincidente com o das UCs do Mestrado (consultar a informação disponível sobre estes Cursos). O aluno pode assim acumular progressivamente os ECTS necessários à aprovação na parte escolar do mestrado (75 ECTS). São oferecidos os seguintes cursos/UCs:

A Tabela seguinte apresenta os módulos correspondentes a cada UC/CFE:

Semestre

 

UC/CFE

 

Módulos

ECTS

1

Propriedades de Polímeros

 

1 Introdução aos Polímeros
2 Física de Polímeros
3 Cristalização / Prop. Ópticas

15

1

Polímeros para Aplicações Avançadas

 

1 Polímeros Naturais e Biodegradáveis
2 Polímeros de Elevado Desempenho
3 Polímeros Especiais

15

1

Extrusão de Plásticos A

 

1 Reologia
2 Mecânica dos Fluidos Computacional
3 Extrusão
4 Cabeças de Extrusão e Calibradores

15

1

Injecção de Plásticos

 

1 Moldação por Injecção
2 Técnic. Não Conv. de Moldação
3 Projecto de Moldes

15

2

Extrusão de Plásticos B

 

1 Composição de Polímeros
2 Materiais Celulares / Borrachas
3 Adesivos e Revestimentos
4 Co-extrusão / Extrusoras duplo-fuso
5 Moldação-Sopro / Termoformação

15

2

Compósitos de Matriz Polimérica

 

1 Compósitos
2 Mecânica de Compósitos
3 Termoendurecíveis

15

2

Projecto e Moldes para Plásticos

 

1 Projecto de Peças
2 Plásticos e Ambiente
3 Projecto Avançado de Moldes
4 Prototipagem e Fabrico Rápido

15

Modo de funcionamento:
As UCs e os CFEs são ministrados através de técnicas de e-learning , minimizando a componente presencial e proporcionando flexibilidade de estudo e de contacto com o pessoal docente.

Através da utilização de uma password, os alunos terão acesso aos conteúdos das diversas UC/CFEs, que serão periodicamente actualizados ao longo das 15 semanas lectivas de cada semestre. O contacto com os docentes será também efectuado de forma preferencialmente electrónica. Para cada UC, no início do semestre haverá uma sessão presencial para a sua apresentação e organização e conhecimento pessoal dos envolvidos. No final do semestre, as provas de avaliação serão realizadas em regime presencial. Durante o semestre, dependendo da especificidade das matérias, poderão ser organizadas visitas ou sessões práticas nos laboratórios da UM.

Os módulos destas UCs/CFEs podem também ser seguidos em regime presencial em horário diurno, mas os horários correspondentes não asseguram necessariamente a oferta coerente de blocos de aulas.

Condições de Admissão:
Licenciados em Engenharia, Ciências de Engenharia (excepto Polímeros), profissionais da indústria (com formação em Engenharia ou equivalente) e professores do Ensino Secundário (Física ou Química). Licenciados noutros Cursos poderão igualmente ser considerados, desde que possuam C.V. compatível. As candidaturas devem ser submetidas ao Director do Mestrado entre 11 de Junho e 3 de Setembro de 2007 , sendo seriadas de acordo com o C.V. e a nota de licenciatura (este Curso dispõe de um numerus clausus de 30)

Documentação necessária:

Formulário de candidatura
Curriculum vitae detalhado
Cópia do Certificado de Habilitações
Cópia do Bilhete de Identidade
Cópia do cartão NIF
Outros elementos solicitados no edital ou que os candidatos entendam relevantes para apreciação da sua candidatura.

Propinas:
A propina anual é de 1375€.

Duração do Curso (em semestres): 4 semestres

Director do Curso : José António Covas, jcovas@dep.uminho.pt

Contactos: Universidade do Minho, Campus Azurém, 4800 Guimarães, Tel: 253510320, Fax: 253510339