Os estudantes têm, ainda, acesso a uma plataforma digital, o E-learning, que lhes permite aceder aos conteúdos das unidades curriculares e também, um repositório institucional, o RepositoriUM, através do qual é possível aceder a acesso à produção intelectual da UMinho em formato digital.
A internacionalização é um elemento chave para promover a qualidade dos projetos de ensino. A mobilidade internacional é um dos mecanismos mais bem-sucedidos na preparação dos estudantes para trabalhar e viver num mundo globalizado, bem como na aquisição ou consolidação de competências transversais, nomeadamente: domínio de línguas estrangeiras, independência, iniciativa, flexibilidade, compreensão e sensibilidade intercultural e consciencialização internacional.
Nesse contexto, a Universidade do Minho criou enquadramentos diversificados de mobilidade internacional para que os seus estudantes possam beneficiar de oportunidades únicas e para, complementarmente, potenciar a internacionalização dos campi, oferecendo uma dimensão internacional e multicultural aos estudantes não-móveis, através do contato com alunos e docentes estrangeiros que escolhem a UMinho como entidade de acolhimento.