Departamento de Engenharia de Polímeros

Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Bem-vindo

História

O Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) foi criado em 1977 para apoiar a indústria nacional de plásticos através de uma licenciatura específica e da criação de um corpo de especialistas em engenharia de Polímeros.O Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) foi criado em 1977 para apoiar a Indústria Nacional de Plásticos, formando um corpo de especialistas em Engenharia de Polímeros e uma Licenciatura específica neste domínio.

Enquadramento

Atualmente o DEP conta com 22 docentes (todos doutorados) especialistas em diferentes áreas da Ciência e Engenharia de Polímeros, 5 técnicos (dos quais 1 técnico superior) e 4 técnicos administrativos. Tem como missão o Ensino, a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico, e o compromisso de integrar estes três ramos do conhecimento.

Na área de Ensino, oferece formação aos níveis de Licenciatura, Mestrados Integrados, Mestrados (2º ciclo) e Programas Doutorais (3º ciclo), nacionais e internacionais, disponibilizando também um conjunto de Cursos de Formação Especializada (2º ciclo).

A Investigação Científica desenrola-se principalmente em dois Centros de Investigação, o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) e o Biomateriais, Materiais Biodegradáveis e Biomiméticos (3B’s), ambos integrados em Laboratórios Associados da Fundação para a Ciência e Tecnologia, mantendo estreita colaboração com vários Centros de Investigação nacionais e internacionais. Para levar a cabo os projectos de investigação em que se encontram envolvidos, os docentes contam com a colaboração de bolseiros de investigação e de doutoramento, e de investigadores doutorados.

A ligação ao tecido industrial é realizada através de uma estrutura de interface designada por Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), e também de forma direta, ou em projectos de ensino (2º e 3º ciclos) de natureza tecnológica.

Missão

O DEP tem por missão oferecer projectos de ensino especializado de elevada qualidade reconhecida nacional e internacionalmente, com forte ligação ao desenvolvimento tecnológico, à aplicação industrial e à integração na sociedade.