Parceria entre DEP-UMinho e a Indústria dos Plásticos e Moldes
A importância dos materiais plásticos para a sociedade moderna é uma realidade inequívoca, sendo o estado de desenvolvimento atual em parte suportado pela versatilidade inerente a estes materiais. Porém, os materiais plásticos têm também sido vítimas do seu sucesso, pois a sua ampla utilização e tratamento inadequado no fim de vida, têm gerado problemas ambientais reais, os quais têm promovido inúmeras campanhas contrárias à sua utilização. Tendo plena consciência de que inúmeras atitudes devem ser alteradas, não será possível perspetivar uma sociedade no futuro sem materiais plásticos.
A situação atual implica novos desafios para a indústria e academia ligadas ao Setor Industrial dos Plásticos e Moldes, o que requer o envolvimento de mais e melhores profissionais. Contudo, a desinformação resultante dos inúmeros movimentos contrários à utilização dos materiais plásticos, os quais possuem uma enorme visibilidade mediática, tem promovido a disseminação de uma imagem muito negativa destes materiais para a sociedade, que não corresponde à realidade. Como resultado deste enquadramento, e contrariamente ao que seria desejável, os únicos cursos do ensino superior em Portugal focados exclusivamente em materiais plásticos e moldes, a licenciatura (LEP) e mestrado (MEP) em engenharia de polímeros, oferecidos pelo Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho (DEP-UMinho), têm tido uma procura muito aquém do desejável.
Com base no exposto, é primordial que todos os atores com intervenção no Setor Industrial dos Plásticos e Moldes unam esforços, visando realçar os desafios com que têm sido confrontados, e a consequente necessidade de envolver mais e melhores profissionais.
Em conformidade, o Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) da Universidade do Minho (UMinho) tem vindo a envolver-se em inúmeras atividades para promover a formação na área, e cativar o interesse de mais e melhores estudantes. Como resultado direto dos diversos contactos do DEP-UMinho com a população pré-universitária e com os alunos que são admitidos na LEP, tem ficado claro que as principais preocupações dos potenciais interessados estão relacionadas com as perspetivas de futuro do setor. De facto, a sociedade em geral é frequentemente confrontada com informações negativas associadas aos materiais plásticos, e escasseando, ou não tendo a mesma taxa de divulgação, os dados que evidenciam o impacto amplamente positivo e insubstituível que os materiais plásticos têm na qualidade de vida atual. Como resultado, a sociedade em geral assume erradamente que o Setor Industrial dos Plásticos e Moldes está em declínio. A título de exemplo, é muito frequente os alunos, tanto do ensino pré-universitário como os do primeiro ano da LEP, colocarem a seguinte questão: “Os plásticos vão acabar?”.
Tendo em conta esta realidade, o DEP-UMinho concebeu uma nova iniciativa que integra uma forte parceria com as empresas, a qual visa mostrar aos potenciais candidatos que o Setor Industrial dos Plásticos e Moldes apresenta excelentes perspetivas de futuro. Esta parceria visa também aproximar os futuros alunos das empresas, o que se antecipa tenha um impacto muito positivo na formação dos mesmos.
Em traços gerais, o DEP-UMinho solicita às empresas que suportem o valor das propinas de todos os alunos admitidos na LEP e que acompanhem a sua formação, através da indicação de um tutor na empresa. Esta alteração na forma como se aborda o ensino visa motivar os alunos na procura do conhecimento, realçando a sua aplicação direta na futura vida ativa. Adicionalmente, em parceria com as empresas associadas, procurar-se-ão identificar tópicos de formação complementar aos assuntos cobertos na LEP, para reforçar a formação dos alunos em temáticas relevantes que não estejam suficientemente cobertas na LEP. Essas ações de formação devem, sempre que possível, ser ministradas com o envolvimento direto das empresas.
Esta iniciativa conta já com o envolvimento de um número alargado de empresas do setosr industrial dos plásticos e moldes, o que permite apresentar a LEP como o primeiro curso do ensino superior em Portugal com 100% das propinas financiadas pela indústria. Antecipa-se que este destaque permita atrair para a área dos plásticos e moldes mais e melhores alunos, o que a médio prazo terá um impacto muito positivo para o setor.
A apresentação da proposta de parceria decorreu no dia 12 de julho de 2024, num encontro virtual, o qual, visando uma disseminação o mais abrangente possível, foi divulgado pelas principais associações do setor industrial dos plásticos e moldes, a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL).